sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Produto da estação 2: Texto

 Texto produzido a partir da visualização do vídeo: Canal E Cultura 20 - Cultura Digital


  O mundo está cada vez mais conectado, as informações circulam com muita rapidez. Mundo esse, onde as pessoas, ao mesmo tempo que produzem, recebem conteúdo. Na cultura digital/cibercultura, tudo é flexível, as trocas acontecem ao mesmo tempo, em todo o lugar, feitas por pessoas de todas as idades, logo, todos somos cibercultos. Estamos tendo novas práticas de comunicações, sociais e afetivas.
   A sociedade interage através do ambiente virtual, aonde não precisa se deslocar para fazer 
alguma coisa, como por exemplo: pagar uma conta. Hoje temos a possibilidade de receber o 
boleto via e-mail e o pagamento ser feito pelo internet banking, sem ao menos precisar ir até um banco, tudo feito pela internet. É assim que é o cirberespaço, uma mistura do online mais offline.
   As escolas têm suas limitações para adaptar-se a esse novo tipo de cultura, por falta de investimentos, infraestrutura e, até mesmo falta de capacidade profissional na área de TIC. A tecnologia tem que ser um aliado na educação, tem que ser um instrumento de aprendizagem. 
   Os alunos não devem ficar em sala de aula apenas recebendo informações, eles querem mais. Querem receber, produzir e consumir ao mesmo tempo. Gostam de estar sempre em destaque, não só nas redes sociais, mas também nas salas de aula. O professor tem que saber combinar, dialogar, com seus alunos, eles que estão o tempo todo conectados
   "O professor tem o papel único que é de ensinar e de fazer com que as pessoas levem o conhecimento pra toda a vida". O mestre tem que saber usar o mundo deles, entender o lado dos educandos. A cultura digital nos proporciona desenvolver nossa curiosidade, estar sempre a procurar saber algo novo e diferente, para buscar mais aprendizagem. Toda cultura que acontece no mundo virtual é chamada de cibercultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário