sábado, 30 de janeiro de 2016

Produto da estação 3: Texto

TEXTO PRODUZIDO APÓS A OBSERVAÇÃO DO MAPA CONCEITUAL

 

PERSPECTIVAS DA CULTURA DIGITAL


As perspectivas da cultura digital justifica a inclusão das TDIC (Tecnologias Digitais De Inclusão Comunicação) na vida escolar, aonde se questiona o papel da escola na sociedade, transformando a aprendizagem em mais comunicativa, fornecendo mais aptidão dos alunos e modificações na gestão e no tempo escolar.
Com inclusão das TDIC, a sociedade sofre um impacto digital e virtual que provoca mudanças nas relações comunicacionais, familiares, educacionais, de comércio e de trabalho. Aonde vão surgindo novas habilidades, procedimentos.
No mundo virtual as crianças já querem e já sabem estar conectadas. Elas já usam as TDIC fora da  escola. Elas são as crianças da cultura digital, mas necessitam de orientações no ambiente escolar e familiar para o uso das TDIC, pois o mundo virtual não é 100% seguro para uma criança, mesmo elas sendo tão cibercultas. As crianças necessitam uma nova postura educacional, elas possuem uma nova identidade sem distinguir o real e o virtual, com tendência universal e ligada a um grupo social on-line. Essas crianças entendem a tecnologia como “amiga” e são caracterizadas pelo processamento paralelo de informações, por compreender e usar as TDIC antes de entrar na escola, por serem alfabetizadas com as TDIC e, por ser a geração dos jogos on-line.
Perspectivas da cultura digital é uma parte da existência de uma sociedade conectada, que criou novas comunidades e um novo tipo de comunicação, caracterizada pela mobilidade digital, tendência das TDIC, complexidade, ubiquidade e, possibilitou o aprendizado em todo lugar promovendo conexão das culturas (cibercultura).

Um comentário:

  1. Olá! Parabéns pelo blog.
    Lembrem de postar o resultados das 3 estações. Amanhã vou fazer a avaliação das postagens!
    Sucesso e bons estudos. Prof. Fernando Pimentel

    ResponderExcluir