quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016


Estação 3: Conceitos Fundamentais

1.    Conectivismo é uma teoria de aprendizagem utilizada em ciência da computação que se baseia na premissa de que o conhecimento existe no mundo ao contrário do que rezam outras Teorias da Aprendizagem que afirmam que simplesmente existe na cabeça de um indivíduo. O Conectivismo postula que o conhecimento se constrói através de uma rede de conexões, sendo a aprendizagem a capacidade de construir conhecimento em conexão. Neste sentido, o conhecimento está disponível através de redes e o acto de aprender não é mais do que a capacidade de construir uma ampla rede de conexões.
Disponível em: <https://lealmaria.wordpress.com/2009/07/31/conectivismo-uma-nova-teoria-da-aprendizagem/>

2.     Colaboração: é “trabalho em comum com uma ou mais pessoas; cooperação; auxílio; contribuição”. O conceito de colaboração está relacionado com contribuição e cooperação, além de atingir o significado de colaboração, envolve o trabalho coletivo visando alcançar um objetivo comum. >>Colaboração 
  
 
3.    Cooperação significa a ação conjunta para uma finalidade comum. E cooperativismo é a doutrina que visa à renovação social através da cooperação.
Disponível em: http://www.sicoobcecremef.com.br/o-que-e-cooperação/

4.    Educação em rede é o processo através do qual os indivíduos podem adquirir ou desenvolver competências e capacidades em interação com outros, em contextos organizados, formais ou informais, apoiados nas tecnologias da informação e da comunicação, sendo que essa interação não implica, necessariamente, trabalho colaborativo/cooperativo, mas envolve uma forte dimensão social e de partilha de conhecimento e de experiências.


5.
    TIC “Tecnologia da Informação e Comunicação” é a área que utiliza ferramentas tecnológicas com o objetivo de facilitar a comunicação e o alcance de um alvo comum.


6.    TDIC Tecnologias Digitais de informação e Comunicação não são apenas a Internet e sim um conjunto de equipamentos e aplicações tecnológicas, que têm na maioria das vezes a utilização da internet como meio de propagação e que se tornam um canal de aprendizagem. Embora não substituam as tecnologias convencionais (como rádio e televisão), que continuarão sendo utilizadas e possuem, cada qual, a sua função.
Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2012/GT-02/GT02-010.pdf

7.   Nativo Digital é quem nasceu de 1980 pra cá, conhecidos também como geração Y ou millennials, que vivem conectados entre si através da cultura tecnológica. Para eles a vida é passada absolutamente online, sem distinguir entre o online e o off-line. >> Nativo Digital

 8.    Construcionismo é uma teoria proposta por Seymour Papert , e diz respeito à construção do conhecimento baseada na realização de uma ação concreta que resulta em um produto palpável, desenvolvido com o concurso do computador, que seja de interesse de quem o produz.
Disponível em: Wikipedia


9.
    Cultura Digital "Cibercultura" é o conjunto de todas as manifestações humanas produzidas, exibidas ou transformadas por meio digital. Além disso, é também a necessidade ou hábito da sociedade contemporânea de estar presente num ambiente virtual, seja por meio de avatares, alter-egos ou personificações que só existem nesse ambiente, assim, criando relacionamentos que não seriam passíveis de existência no mundo real.”(Lucas Queiroz – Kzau)

10. Imigrante Digital são os adultos. Chegaram maduros nesta terra conectada e temos que fazer um esforço enorme para aprender esta nova língua. E nunca deixaremos de ter o sotaque característico de quem aprende um novo idioma na vida adulta. Ou seja, nunca nos livraremos do padrão de pensamento analógico.
Disponível em: http://www.playground-inovacao.com.br/teste-2/



Nenhum comentário:

Postar um comentário