Gamificação é o uso de práticas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações em ambientes fora do contexto de jogos. Ou seja, é uma forma de ensinar de maneira diferente, contextualizando com o tema trabalhado em aula. O professor pode inserir metas, desafios e algumas estratégias, tornando algo desafiado para o aluno.
Algumas vantagens da utilização da gamificação em sala de aula:
- Ela torna o aprendizado mais prazeroso, quebrando a barreira entre o aprendizado formal e o informal em diversos modos;
- Fixação de conceitos já aprendidos de uma forma motivadora para o aluno;
- Introdução e desenvolvimento de conceitos de difícil compreensão;
- Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas;
- Aprender a tomar decisões e saber avaliá-las;
- Requer a participação do aluno na construção do próprio conhecimento.
Três áreas em que a gamificação pode influenciar:
Emocional, cognitiva e social
Através de pontuações, missões, desafios e até mesmo premiações, os alunos se envolvem nas aulas, tornando os estudos prazerosos, leve e simples de aprender.
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