sábado, 27 de fevereiro de 2016



     Gamificação é o uso de práticas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações em ambientes fora do contexto de jogos. Ou seja, é uma forma de ensinar de maneira diferente, contextualizando com o tema trabalhado em aula. O professor pode inserir metas, desafios e algumas estratégias, tornando algo desafiado para o aluno.

Algumas vantagens da utilização da gamificação em sala de aula:
  • Ela torna o aprendizado mais prazeroso, quebrando a barreira entre o aprendizado formal e o informal em diversos modos;
  • Fixação de conceitos já aprendidos de uma forma motivadora para o aluno;
  • Introdução e desenvolvimento de conceitos de difícil compreensão;
  • Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas;
  • Aprender a tomar decisões e saber avaliá-las;
  • Requer a participação do aluno na construção do próprio conhecimento.

Três áreas em que a gamificação pode influenciar:
Emocional, cognitiva e social



     Através de pontuações, missões, desafios e até mesmo premiações, os alunos se envolvem nas aulas, tornando os estudos prazerosos, leve e simples de aprender.

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