terça-feira, 15 de março de 2016

WEBQUEST


WebQuest que traduzido do inglês quer dizer pesquisa, jornada na Web.





WebQuest é uma metodologia de pesquisa através da utilização da internet na educação, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. Quase todos os recursos utilizados na pesquisa são da própria web, compreendendo assim uma série de atividades didáticas de aprendizagem. As informações do mundo virtual geram novos conhecimentos.


CARACTERÍSTICAS



  • Base teórica construtivista, os alunos vão construindo o seu próprio conhecimento. 
  • Através do cumprimento das tarefas eles vão transformando as informações, compreendendo-as e armazenando-as.
  • Suas estratégias de aprendizagem ajudam os alunos a desenvolver habilidades de cooperação, para que os estudantes aprendam e entendam mais e melhor com os outros do que sozinhos. 
  • Seu principal objetivo é desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos.

 Para o desenvolvimento de uma webquest é preciso criar um site que pode ser em um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da web.
MODELO DE UMA WEBQUEST


ESTRUTURA DE CRIAÇÃO DE UMA WEBQUEST

  1.    Introdução: aqui se apresenta as informações básicas da pesquisa. Com um texto curto que apresenta o tema e sua importância, antecipando aos alunos o assunto proposto. Uma forma de atrair as pessoas para a sua proposta.
  2.    Tarefa: Descrever o que se espera dos alunos ao final da Webquest e quais ferramentas vão ser utilizadas para elaborá-las.  Deverá apresentar a tarefa proposta.
  3.     Processo: deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver as tarefas. No processo deve-se apresentar estratégias e ferramentas para aceder e adquirir conhecimento para a realização das tarefas.
  4.    Recursos: deve conter as fontes de informação e pesquisa a serem consultadas para a realização das tarefas, que são os sites, páginas da web, livros e vídeos escolhidos e que devem ser consultados pelos alunos para realizar as tarefas.
  5.    Avaliação: Nesse tópico, o aluno deve ser informado como o seu desempenho será avaliado, e em que casos a verificação será individual ou coletiva.
  6.    Conclusão: Corresponde à finalização da tarefa proposta. Nesse tópico deve-se resumir, em poucas frases, os assuntos elaborados na webquest e os objetivos supostamente atingidos. Aqui é o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retórica e links adicionados.


Se você está afim de criar uma Webquest, assista ao vídeo abaixo! Nele contém um tutorial de como criar uma webquest através da plataforma Google Sites: 

 



2 comentários: